"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







30 de mai. de 2010

Equinodermos!

Deêm uma olhadinha desse vídeo, vocês vão entender melhor sobre os equinodermos


Continuando a explicação sobre os caramujos:



A respiração e a digestão:

Os moluscos respiram por brânquias. Nos gastrópodos (caso do caramujo) e cefalópodos elas são os ctenídios, em forma de pena, com ramificações.
A digestão dos caramujos se deve a rádula que eles possuem. Com esse órgão, o animal raspa algas e outros alimentos presos nas pedras e até mesmo, a sujeira (limo) da parede do aquário e os envia para o tubo digestório.

O sistema nervoso:

É constituído por pares de gânglios cerebrais, pedais e viscerais, interligados por longos nervos, que formam conexões com os muitos órgãos sensoriais e com a musculatura em geral. Nos cefalódos, os gânglios celebrais formam grande massa onde ficam importantes centros nervosos, responsáveis pela boa capacidade sensorial e motora, além da excepcional capacidade de aprendizado. Os olhos são complexos, com lentes semelhantes ao cristalino dos vertebrados. Há estatocistos, que são sensores da gravidade, e órgãos quimiorreceptores na cavidade do manto, na qual a água circula entre as brânquias.


Veja as figuras a seguir:








28 de mai. de 2010

Um Pouco Mais Sobre Os Moluscos



Reino: Animalia
Filo: Mollusca
Classe: Gastrópoda
Família: Ampullariidae



O caramujo amarelo que vive em aquário é chamado de Ampullaris australis(nome comum: Ampulária Dourada). Essa espécie de caramujo é da América do Sul e é um dos caramujos de aquário mais populares, possuindo um tubo respiratório que pode estender-se até sair da água para aumentar a sua respiração através das guelras e por ser um caramujo aquático, possui brânquias. Põe os ovos na superfície da água, nos arbustos. É um excelente limpa-vidros, consome algas de início de montagem, mas tem preferência pelas algas verdes do género que enevoam os vidros do aquário, consumindo-as verozmente. Ela tem o tamanho máximo de 6cm e vive em uma temperatura que vai de 20ºC a 30ºC.


27 de mai. de 2010

Gente, aqui é a Michelle, uma dos integrantes do grupo Invertebrados: A.M.E. Nossa, o tema moluscos foi perfeito para o meu grupo, porque eu tenho 4 caramujos no meu aquário em casa, então, vou poder mostrar a vocês mais sobre eles.



As Diferentes Classes de Moluscos

Os moluscos podem ser classificados como:

Gastrópodes (Gastropoda): A concha única, em espiral, é característica típica deste grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos, respirando por meio de brânquias, ou terrestres de ambiente úmido, apresentando pulmões.
Na cabeça existem dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades dos tentáculos mais longos. Na boca há a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais. Já nos pés, pode-se encontrar uma glândula produtora de muco.


Bivalves (Bivalvia): Apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida, e o pé se expande para fora quando a concha se abre. A respiração desses animais é branquial, uma corrente de água circula entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em geral os sexos são separados, e a fecundação é externa.


Cefalópodes (Cephalopoda): São animais marinhos, possuem uma intensa cefalização e os pés foram transformados em tentáculos. As lulas possuem 10 tentáculos e o polvo, 8. Apresentam rádula, seus olhos são grandes e a circulação é do tipo fechada. Esses moluscos, em geral, têm sexos separados e a fecundação é interna. Possuem, ainda, estruturas de defesa como os cromatóforos: Quando se sentem ameaçados soltam esses pigmentos que turvam a água e confundem os predadores.


Anfineuros (Amphineura): São exclusivamente marinhos e apresentam simetria bilateral, corpo elíptico e delgado e respiração branquial. A cabeça é reduzida e não possui olhos nem tentáculos. Possuem uma concha constituída por oito placas calcária articuladas, dispostas dorsalmente. Rastejam-se no fundo do mar, se alimentando de algas que conseguem raspar com a rádula na superfície das rochas. Possuem dois cordões nervosos, por isso são chamados de Amphineura.


Escafópodos (Scaphopoda): Possuem simetria bilateral, de corpo alongado, em sentido dorso-ventral. A concha é univalve, e assim como o manto, apresenta forma tubular recurvada, com um orifício dorsal e ventral, que tem o mesmo aspecto das presas de um elefante. São desprovidos de cabeça, o pé tem forma cilíndrica e pontiaguda. Possuem tentáculos tácteis, chamados captáculas, que servem para capturar alimento. São exclusivamente marinhos. São dióicos e a fecundação é externa.

As Diferentes Classes de Equinodermos

Os equinodermos podem ser classificados como:

Asteróides (Asteroidea): Seu corpo consiste em um disco central e braços afilados. Apresentam esqueleto externo de calcário e se locomovem através da circulação de água por seus pés ambulacrais. A boca destes equinodermos situa-se na face central e na face dorsal está o órgão excretor.


Ofiuróides (Ophiuroidea): Os ofiúros possuem cinco braços longos, finos e flexíveis, unidos em um disco central. Não apresentam ânus, apenas a boca, logo, seu tubo digestório é incompleto. Por causa da sua aparência, são também chamados de serpentes do mar.


Holoturóideis (Holothurioidea): Também conhecidos como holotúrias, apresentam corpo alongado e cilíndrico. Numa das extremidades do corpo está situada a boca e na outra o ânus. Apresentam um comportamento diferente: quando as condições estão ruins, ou mesmo quando estão sendo atacados, soltam parte de seu intestino e enquanto seu predador se ocupa com parte de seu sistema digestivo, ele foge.


Crinóides (Crinoidea): Semelhantes a flores, são chamados de lírios do mar. Normalmente ficam fixos em rochas ou mesmo no fundo da mar, mas os pedunculados podem possuir movimentação livre. Seu corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcárias, ao qual estão presos braços ramificados.


Equinóides (Echinoidea): Seu esqueleto é interno e composto por calcário. Geralmente apresentam espinhos em grande quantidade, ao redor do corpo, que auxiliam na sua locomoção e servem pra sua proteção contra predadores. Os ouriços do mar apresentam o tubo digestivo completo, com boca e ânus.

As Diferentes Classes de Artrópodes

Os artrópodes podem ser classificados como:

Crustáceos (Crustacea): A maioria é marinha, mas algumas espécies tem como habitat a água doce, e outras, ainda, são terrestres. O corpo dos crustáceos é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdôme.
Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas.


Aracnídeos (Arachinida): O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdôme. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos, que são apêndices sensoriais, e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça. A maioria dos aracnídeos é carnívora, mas alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos.


Insetos (Insecta): Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a única classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupação de todos os ambientes do planeta exceto as águas oceânicas mais profundas. Na cabeça do animal há um par de antenas e uma par de olhos, além do aparelho bucal.


Quilópodes (Chilopoda): O corpo dos quilópodes é formado por uma cabeça e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de pernas. Há, ainda um par de antenas longas na cabeça. Esses seres são terrestres e vivem na sombra, em regiões quentes e em locais bastante úmidos. São ovíparos, carnívoros e predadores, além de possuírem veneno.


Diplópodes (Diplopoda): Possuem uma cabeça com um par de antenas curtas, além de vários segmentos. Em cada segmento do seu corpo há dois pares de pernas, daí o nome diplópodes - que vem do grego e significa "patas duplas". Esses animais gostam de lugares escuros e terra úmida, vivendo embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de árvores apodrecidos. Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreção que afugenta os inimigos. Os diplópodes são ovíparos.

Uma Visão Geral dos Moluscos


Os moluscos são animais de corpo mole, mas a maioria possui uma concha que o protege. Seu sistema digestivo é completo, pois tem boca e ânus.
A sua pele produz uma secreção viscosa, também conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoção sobre troncos de árvores e pedras ásperas, sem machucar o corpo.
O corpo desse tipo de animal é composto por cabeça, pés e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestório e reprodutor.
Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada, externa ou interna.
Pode-se encontrar moluscos no mar, na água doce e na terra.

26 de mai. de 2010

Uma Visão Geral dos Equinodermos


Os equinodermos são marinhos, não nadam e não flutuam, apenas se arrastam ou ficam fixos no fundo do oceano ou em rochas. Apresentam espinhos recobertos por uma fina camada de pele e assumem diferentes formas e tamanhos, mas todos apresentam simetria radial, isto é, seu corpo é dividido em duas metades idênticas.

Sua respiração é branquial e seu esqueleto é formado por placas de calcário, sendo, desta maneira, bem resistente e desenvolvido. O sistema digestivo é bastante simples, constituído por uma boca e um ânus. A reprodução ocorre com animais de sexos diferentes, logo, é sexuada. São liberados os gametas masculinos e femininos na água para que então ocorra a fecundação (externa).

Uma Visão Geral dos Artrópodes




Os artrópodes agrupam mais de 800 mil espécies, e o que melhor os define é o fato de possuirem uma carapaça protetora externa, seu esqueleto. Para que cresçam, fazem a "muda", que consiste no abandono do esqueleto velho e na fabricação de um novo, até que chegue a fase adulta.
Possuem, ainda, um corpo inteiramente articulado, desde seus pés até as antenas, e podem ser classificados em cinco classes principais, usando como critério o número de patas.

Reino Animalia: Vertebrados e Invertebrados

O Reino Animalia compreende seres eucariontes , pluricelulares e heterótrofos. É dividido em dois grupos, o dos vertebrados e o dos invertebrados.

Os vertebrados possuem cordão dorsal,que sustenta e dá forma ao corpo. Há cinco classes de vertebrados: mammalia, aves, reptilia, amphibia e pisces.

Já os invertebrados são desprovidos de coluna vertebral, tendo, no lugar desta, um tubo neural com posição dorsal e fossetas branquiais, a notocorda. Este grupo abrange a maioria dos animais, como os insetos, esponjas, vermes, medusas etc.

Existem muitos filos neste grupo, mas falaremos de apenas três: Arthropoda, Mollusca e Echinodermata.


Besouro, exemplo de Artrópode


Estrela do Mar, exemplo de Equinodermo


Caracol, exemplo de Molusco