"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







27 de mai. de 2010

As Diferentes Classes de Moluscos

Os moluscos podem ser classificados como:

Gastrópodes (Gastropoda): A concha única, em espiral, é característica típica deste grupo. Os gastrópodes são animais aquáticos, respirando por meio de brânquias, ou terrestres de ambiente úmido, apresentando pulmões.
Na cabeça existem dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades dos tentáculos mais longos. Na boca há a rádula, um tipo de "língua raspadora" que facilita a alimentação desses animais. Já nos pés, pode-se encontrar uma glândula produtora de muco.


Bivalves (Bivalvia): Apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bi significa "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida, e o pé se expande para fora quando a concha se abre. A respiração desses animais é branquial, uma corrente de água circula entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em geral os sexos são separados, e a fecundação é externa.


Cefalópodes (Cephalopoda): São animais marinhos, possuem uma intensa cefalização e os pés foram transformados em tentáculos. As lulas possuem 10 tentáculos e o polvo, 8. Apresentam rádula, seus olhos são grandes e a circulação é do tipo fechada. Esses moluscos, em geral, têm sexos separados e a fecundação é interna. Possuem, ainda, estruturas de defesa como os cromatóforos: Quando se sentem ameaçados soltam esses pigmentos que turvam a água e confundem os predadores.


Anfineuros (Amphineura): São exclusivamente marinhos e apresentam simetria bilateral, corpo elíptico e delgado e respiração branquial. A cabeça é reduzida e não possui olhos nem tentáculos. Possuem uma concha constituída por oito placas calcária articuladas, dispostas dorsalmente. Rastejam-se no fundo do mar, se alimentando de algas que conseguem raspar com a rádula na superfície das rochas. Possuem dois cordões nervosos, por isso são chamados de Amphineura.


Escafópodos (Scaphopoda): Possuem simetria bilateral, de corpo alongado, em sentido dorso-ventral. A concha é univalve, e assim como o manto, apresenta forma tubular recurvada, com um orifício dorsal e ventral, que tem o mesmo aspecto das presas de um elefante. São desprovidos de cabeça, o pé tem forma cilíndrica e pontiaguda. Possuem tentáculos tácteis, chamados captáculas, que servem para capturar alimento. São exclusivamente marinhos. São dióicos e a fecundação é externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário