Os artrópodes podem ser classificados como:
Crustáceos (Crustacea): A maioria é marinha, mas algumas espécies tem como habitat a água doce, e outras, ainda, são terrestres. O corpo dos crustáceos é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdôme.
Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas.
Aracnídeos (Arachinida): O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdôme. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos, que são apêndices sensoriais, e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça. A maioria dos aracnídeos é carnívora, mas alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos.
Insetos (Insecta): Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a única classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupação de todos os ambientes do planeta exceto as águas oceânicas mais profundas. Na cabeça do animal há um par de antenas e uma par de olhos, além do aparelho bucal.
Quilópodes (Chilopoda): O corpo dos quilópodes é formado por uma cabeça e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de pernas. Há, ainda um par de antenas longas na cabeça. Esses seres são terrestres e vivem na sombra, em regiões quentes e em locais bastante úmidos. São ovíparos, carnívoros e predadores, além de possuírem veneno.
Diplópodes (Diplopoda): Possuem uma cabeça com um par de antenas curtas, além de vários segmentos. Em cada segmento do seu corpo há dois pares de pernas, daí o nome diplópodes - que vem do grego e significa "patas duplas". Esses animais gostam de lugares escuros e terra úmida, vivendo embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de árvores apodrecidos. Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreção que afugenta os inimigos. Os diplópodes são ovíparos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário