"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







27 de mai. de 2010

As Diferentes Classes de Equinodermos

Os equinodermos podem ser classificados como:

Asteróides (Asteroidea): Seu corpo consiste em um disco central e braços afilados. Apresentam esqueleto externo de calcário e se locomovem através da circulação de água por seus pés ambulacrais. A boca destes equinodermos situa-se na face central e na face dorsal está o órgão excretor.


Ofiuróides (Ophiuroidea): Os ofiúros possuem cinco braços longos, finos e flexíveis, unidos em um disco central. Não apresentam ânus, apenas a boca, logo, seu tubo digestório é incompleto. Por causa da sua aparência, são também chamados de serpentes do mar.


Holoturóideis (Holothurioidea): Também conhecidos como holotúrias, apresentam corpo alongado e cilíndrico. Numa das extremidades do corpo está situada a boca e na outra o ânus. Apresentam um comportamento diferente: quando as condições estão ruins, ou mesmo quando estão sendo atacados, soltam parte de seu intestino e enquanto seu predador se ocupa com parte de seu sistema digestivo, ele foge.


Crinóides (Crinoidea): Semelhantes a flores, são chamados de lírios do mar. Normalmente ficam fixos em rochas ou mesmo no fundo da mar, mas os pedunculados podem possuir movimentação livre. Seu corpo é um pequeno cálice em forma de taça, de placas calcárias, ao qual estão presos braços ramificados.


Equinóides (Echinoidea): Seu esqueleto é interno e composto por calcário. Geralmente apresentam espinhos em grande quantidade, ao redor do corpo, que auxiliam na sua locomoção e servem pra sua proteção contra predadores. Os ouriços do mar apresentam o tubo digestivo completo, com boca e ânus.

2 comentários: