"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







24 de jun. de 2010

A pequenina dos artrópodes: A joaninha

Joaninha é o nome popular dos insetos coleópteros da família Coccinellidae. Os cocinelídeos possuem corpo semi-esférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas. Podem medir de 1 até 10 milímetros, vivendo até 180 dias. Como os demais coleópteros, passam por uma metamorfose completa durante seu desenvolvimento.

Elas possuem duas antenas que servem para sentir o cheiro e o gosto. Há cerca de 4500 espécies na família, distribuídas por 350 gêneros, distinguíveis pelos padrões de cores e pintas da carapaça.
As joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídeos, moscas da fruta, pulgões, piolhos da folha e outros tipos de insetos, a maioria deles nocivos para as plantas.

As joaninhas são predadas por insetos maiores, algumas espécies de pássaros e anfíbios. Para se proteger, elas contam com algumas estratégias. A coloração vibrante pode atuar como uma forma de aviso ao predador sobre a sua impalatabilidade, ou seja, seu gosto ruim, ou sobre a sua toxicidade, evitando que o predador a ataque. Outra forma de defesa utilizada por algumas espécies é o comportamento de deitar-se com o abdome para cima, seguido da liberação de um líquido com odor desagradável. Dessa forma, a joaninha finge-se de morta e esquiva-se da atenção de seu predador.

(Que esperta não?!)


Curiosidades:

Reino: Animalia
Filo:
Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe:
Insecta
Subclasse:
Pterygota
Superordem:
Endopterygota
Ordem:
Coleoptera
Subordem: Polyphaga
Família:
Coccinellidae


Olha como elas são fofas
















Fontes: http://educacao.uol.com.br/biologia/inseto-joaninha.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha

5 comentários:

  1. de que especie é´esta joaninha na foto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as joanhias não tem especies.pelo menos é o que eu sei.

      Excluir
  2. gostei vc deve saber muito sobre esses insetos.mais uma pergunta o que é exoeesqueleto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exoesqueleto é o nome dado para a estrutura esquelética localizada fora do corpo do ser vivo.

      Os exoesqueletos são comuns em animais invertebrados, ou seja, que não possuem uma estrutura óssea interna, como os vertebrados.

      Ao contrário do esqueleto dos animais vertebrados, que são feitos de ossos e cartilagens, o exoesqueleto é na realidade uma camada ou crosta resistente que envolve o corpo dos invertebrados.

      Os animais que possuem exoesqueleto costumam, de tempos em tempo, “mudar de pele” – como é dito popularmente. Este processo é chamado de ecdise, e faz parte do crescimento destes animais, que trocam o exoesqueleto conforme vão se desenvolvendo.


      Exoesqueleto de quitina
      Entre os animais com exoesqueleto, os artrópodes são os mais conhecidos e numerosos – estima-se que existam aproximadamente mais de um milhão de espécies diferentes em todo o mundo.

      Os artrópodes possuem o exoesqueleto de quitina, uma substância que é impermeável e resistente, normalmente impregnada por camadas de cera.

      Em algumas espécies de artrópodes, como os caranguejos, por exemplo, o exoesqueleto de quitina é reforçado com carbonato de cálcio, fazendo com que o material seja ainda mais resistente.

      Excluir