"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







26 de jun. de 2010

Diretamente do fundo do mar, eu vos apresento...



Sebastião, o Caranguejo!



No desenho, ele é o gozado caranguejo que serve de conselheiro do Rei Tritão e preza pela segurança de Ariel - escolha sábia, pois tem-se conhecimento que os caranguejos possuem a capacidade de regenerar suas garras, perdidas nas inúmeras batalhas e lutas que realizam pela sobrevivência. O que nem todas as crianças que se divertem com as músicas e performances de Sebastião sabem é que este é, também, um Crustáceo, membro filo Arthropoda.

Após algumas pesquisas, já podemos perceber que as funções do caranguejo não se resumem à entreter aqueles que assistem "A Pequena Sereia". Este crustáceo possui exoesqueleto que pode ser utilizado para fins medicinais, cosméticos e alimentícios.

Além disso, algumas espécies apresentam características peculiares. Como característica geral, já citada no blog, observamos que os caranguejos não possuem a capacidade de nadar. Porém, o caranguejo-eremita ou paguro tem a capacidade de alojar o abdome em conchas vazias de moluscos gastrópodes, arrastando-se quando se desloca. Já o caranguejo-fantasma, que recebe esse nome por sua coloração branca, é tido como um extraordinário corredor, podendo alcançar velocidade de 1,6 metros por segundo. A velocidade máxima permitiria que o corpo ficasse bem levantado em relação ao substrato, que é tocado por apenas dois ou três pares de patas. Muitos caranguejos diminutos vivem no interior de animais maiores, como esponjas ou holotúrias.

Por fim, foi divulgado que, na África, o caranguejo possui simbologia negativa, por andar pra trás - fato este contestado pelos fãs de Sebastião, que não conseguem vê-lo de forma negativa. Ao passo que cristãos consideram este crustáceo um símbolo da ressurreição, pela troca constante de casca durante seu desenvolvimento.



Caranguejo, sim. Mas não tão bonito quanto Sebastião, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário