Membro do filo Arthropoda, o Triatoma infestans é popularmente conhecido por barbeiro, percevejo-do-sertão, bicho-de-parede, entre tantos outros nomes.
Este, é um inseto hematófago e de hábitos noturnos. Comumente encontrados em habitações humanas, principalmente em frestas das casas de pau-a-pique, os barbeiros possuem corpo preto, redondo e achatado. O corpo, porém, se incha quando o inseto alimenta-se do sangue de outros animais.
O Triatoma infestans é vetor do protozoário Tripanossoma, causador da Doença-de-Chagas. Esta infecção caracteriza-se, na fase inicial, por mero inchaço nos locais de infecção, com sintomas geralmente ligeiros. À medida que a doença progride, porém, os sintomas tornam-se graves, tais como doenças cardíaca e de intestino, podendo representar uma doença muitas vezes fatal.
Fotomicrografia do Trypanosoma cruzi
No Brasil, onde são conhecidas mais de 65 espécies transmissoras da Doença-de-Chagas, diversas campanhas visando a eliminação do Triatoma infestans já foram feitas. No final dos anos 60, por exemplo, o inseto começou a desaparecer do Estado de São Paulo, como resultado dessas campanhas.
É importante destacar que, sob a suspeita de qualquer enfermidade, o indivíduo deve procurar o seu médico para obter diagnóstico e tratamento necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário