"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







13 de jun. de 2010

Tomem cuidado com o mosquito!




O Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, é o mosquito que transmite a doença ‘dengue’.
O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do vírus.
A doença pode se manifestar de duas formas: como dengue clássica, ou como dengue hemorragica.

A dengue clássica têm sintomas mais ‘superficiais’ e menos agressivos, como febre alta, dores de cabeça, dor nas costas e na região dos olhos. A partir do quinto dia a febre começa a diminuir e os sintomas, a partir do décimo. Neste caso, é mais difícil de ocorrer complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias no nariz e na boca.

A dengue hemorrágica, que ocorre quando a pessoa pega a dengue pela segunda vez, se manifesta mais agressiva que a clássica. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao tipo clássico. Porém, a partir do quinto, alguns doentes apresentam hemorragia em distintos órgãos e choque circulatório. Podem ocorrer vômitos, tontura, dificuldades na respiração, dores abdominais intensas e sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento especializado, o paciente pode vir a falecer.

No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra melhores condições para se reproduzir. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumenta e melhora o habitat ideal para a reprodução do Aedes aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos.

2 comentários:

  1. se o vírus só transmite se ele tiver picado outra pessoa com dengue, ele de algum lugar tem que ter surgido né, algum ser de algum lugar deve ter seilá, recebido essa doença de algum jeito. enfim, como explica-se isso?

    beijões.

    Marina Antunes, 2ºG

    ResponderExcluir
  2. Marina, o vírus circula por distintos ambientes, e quando o Mosquito entra em contato com este vírus, fica infectado. Passando assim, o vírus para quem o mosquito picar. E os mosquitos não infectados, ao entrar em contato com este individuo possuidor do vírus, adquire-o também.

    ResponderExcluir