"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







11 de jun. de 2010

Estrela do Mar



Reino:
Animalia
Filo: Echinodermata
Classe:
Asteroidea

Têm simetria radiada. Seu nome científico é Asterias rubens. Como todos os caladificanicos, as estrelas–do–mar são animais marinhos. O seu corpo pode ser liso, granuloso ou com espinhos bem evidentes, apresentando cinco pontas ocas, chamadas braços. O corpo é duro e rígido, devido seu endoesqueleto, e pode ser quebrado em partes se tratado rudemente. Estes animais movem-se usando a retração e a distensão dos seus pés ambulacrários. A respiração do animal é branquial e sua reprodução é feita sobretudo através da regeneração, ou seja, se um dos braços desse animal for cortado pode desenvolver uma estrela do mar nova. Se a reprodução for sexuada, a estrela do mar tem um estado larvar. Para se alimentar lança o estômago pela boca, localizada em sua face oral localizada na parte inferior. É dotada de sistema digestivo completo, e o seu ânus localiza-se na parte superior, aboral; proximamente encontramos uma placa madreporita, que atua como um filtro de água para o animal.









Vejam esse vídeo que interessante: realmente como diria nossa professora de física, as estrelas do mar são brilhantes!


3 comentários:

  1. As estralas do mar são lindíssimas, mas pena que estas por falta de comida estão comendo os corais, devastando-os com sua feroz fome!!! Que pena!!

    ResponderExcluir
  2. É exatamente isso Guilherme. Como o professor Joca mesmo até explicou, os alimentos delas estão ficando cada vez mais escassos e assim elas estão passando a se alimentar dos recifes.

    ResponderExcluir
  3. Esse site me ajudou muito em um trabalho da escola...

    ResponderExcluir