"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana."
Charles Darwin (1809—1882)







3 de jun. de 2010

Baratas



Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Blattaria

Características morfológicas:
As baratas são insetos de corpo ovalado e achatado, possuem o corpo dividido entre abdôme, cefalotórax e uma cabeça curta subtriangular. Sua peça bucal é mastigadora, ela é um animal dícero e com olhos compostos na maioria das espécies, com exceção das cavernícolas. Seu tamanho pode variar entre 3mm a 10cm.

Habitat:
Esses insetos habitam lugares quentes e úmidos, são encontradas em serrapilheiras, sob pedras, cascas de arvores, edificações humanas e redes de esgoto. Dentre as muitas espécies existentes há as aquáticas, semi aquáticas, cavernícolas e as que vivem no deserto, a maioria das espécies são solitárias, porém algumas vivem em grupo, principalmente as domésticas.

Reprodução e desenvolvimento:
Os machos são atraídos por feromônios liberados pelas fêmeas. Após uma intensa antenação o macho libera um líquido que é ingerido pela femea, durante a ingestão o macho introduz a sua genitália na femea. Os espermatozóides ficam armazenados na espermateca até a hora da formação dos zigotos. Dependendo da espécie pode haver três tipos de oviposição, o ovo pode ficar dentro da fêmea até o nascimento, os ovos se desenvolvem fora do corpo da fêmea ou o ovo fica dentro da fêmea com a formação incompleta permitindo uma troca de nutrientes com a mãe, no processo embrionário.
Esse tipo de inseto possui uma metamorfose incompleta, paurometabólica, passam apenas pelos estágios ovo, ninfa e adulto, não possuem o estágio pulpa.

Observem as imagens dos três estágios da metamorfose da barata:

Ovos de Blattaria da espécie Periplaneta americana.

Jovem ninfa (larva) de Blattaria


Barata adulta

Um comentário: